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Simplificação ortográfica: Alerta e pingo nos is
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Artigo | Economia

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Simplificação ortográfica: Alerta e pingo nos is

Ernani Pimentel*

É sempre plausível reiterar que a língua constitui patrimônio precioso e inalienável de um país. Codifica e expressa a alma de um povo, que pensa, fala, escreve e lê mensagens das mais simples às complexas e sofisticadas. Materializa e torna possível toda espécie de registro, documentação, formalização de ideias, propostas e projetos; normas, contratos e leis. Está na essência de toda expressão literária, saber filosófico e científico. E é por meio da língua, oral e escrita, que se realiza o processo de ensino-aprendizagem multidisciplinar – onde se inclui, naturalmente, estudo, conhecimento e domínio do idioma.

Feita esta rápida reflexão de caráter universal, tragamos o foco para nossa língua portuguesa no que tange à reforma ortográfica que se arrasta há anos e que apresenta defeitos graves. Por não avançar na direção da esperada simplificação ortográfica, incluindo redução significativa de regras e exceções, tomamos a iniciativa de questioná-la a partir da nossa intimidade com o estudo e ensino da Língua Portuguesa. Lançamos, em 2008, o Movimento Acordar Melhor, que deu nome ao portal criado para divulgar nossas ideias, propostas e, ao mesmo tempo, fomentar a discussão sobre o tema.

O Acordar Melhor, que propugnava pela simplificação ortográfica, atingiu seu objetivo e deixou de existir, quando a Presidência da República, no final de 2012, atendendo ao pedido da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, do Senado, tendo à frente Senadores Cyro Miranda, Ana Amélia, Cristovam Buarque e Lídice da Mata, adiou o prazo final de implantação do Acordo Ortográfico para 1º/01/ 2016.

A mesma Comissão, em 1º/10/2013, criou o Grupo de Trabalho Técnico (GTT) para simplificar e aperfeiçoar as regras ortográficas, sob a coordenação dos professores Pasquale Cipro Neto e Ernani Pimentel, que deverão atrair também dois professores de cada país signatário do acordo. Os signatários do Acordar Melhor migraram então para um novo site www.simplificandoaortografia.com, agora internacional, que reúne sugestões simplificadoras da ortografia e as divulga.

Este site incentiva professores e alunos a, neste 1º semestre, discutirem as sugestões ali postadas e enviarem opiniões e pareceres. O Centro de Estudos Linguísticos da Língua Portuguesa (CELLP), buscará, na recolha dessas opiniões, sugestões, e pareceres, contribuir com a organização de um conjunto que se caracterize pela menor quantidade de regras, maior abrangência de casos e menor quantidade de exceções, para apresentar ao GTT da Comissão de Educação do Senado. Assumimos parte da coordenação do referido GTT, instituído, não para refazer, radicalizar ou revogar o acordo ortográfico, mas, sim, para apresentar propostas de simplificação e aperfeiçoamento, como claramente define no Requerimento que criou o GTT, aprovado por unanimidade na Comissão de Educação do Senado.

Sobre a expressão “alerta e pingo nos is” presente no título deste artigo, cabe salientar o papel fundamental da imprensa na divulgação das propostas do Simplificando a ortografia e, ao mesmo tempo, na consulta a fontes balizadas de profissionais que lidam com o tema. Em 18.01.2014, o jornal El Pais publicou matéria intitulada “Reforma Ortográfica causa polêmica antes de se tornar oficial”, em que deficiência na apuração, omissão de fatos e mistura de épocas confunde em muitos pontos. Entre os escorregões, dois exemplos: o texto afirma que “nenhuma palavra em português termina com N”. Então não existem mais pólen, éden, lúmen, hímen, gérmen...?

Em outro ponto, registra “A escola tem uma média de 400 horas aula de gramática no total, entre o ensino fundamental e médio. Se a língua fosse mais simples, 150 horas seriam suficientes”, quando o que dissemos foi “A escola tem uma média de 400 horas aula de ortografia no total, entre o ensino fundamental e médio. Se as regras ortográficas fossem mais simples, 150 horas seriam suficientes”. Erros como estes e vários outros encontrados na matéria vêm de encontro a (e não ao encontro de) nosso esforço de imprimir transparência máxima ao Movimento Simplificando a Ortografia.



*Ernani Pimentel é professor, linguista e coordenador do Grupo de Trabalho Técnico (GTT) da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, do Senado para simplificar e aperfeiçoar as regras ortográficas prof.ernani@simplificandoaortografia.com.

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